Taxa de desemprego na Zona Euro desce para os 6,2%

A taxa de desemprego na Zona Euro foi de 6,2% em julho, o que representa uma descida de 0,2 pontos percentuais face a igual período do ano passado. Já na variação em cadeia, o desemprego recuou 0,1 ponto percentual (tinha sido de 6,3% em junho) no conjunto de países que partilham entre si a moeda única.

No que à União Europeia diz respeito (conjunto de 27 países), a taxa de desemprego em julho foi ainda mais baixa, de 5,9%, o que representa uma descida face aos 6% registados em junho de 2025 e em julho de 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat).

Ainda de acordo com os dados partilhados, em julho o número de desempregados na Zona Euro era de 10,8 milhões de pessoas, enquanto na União Europeia era de 13,02 milhões. Estes valores representam, respetivamente, menos 170 mil e menos 165 mil desempregados face a junho.

De destacar que dentro da queda do desemprego nos países europeus, o desemprego jovem está também em tendência decrescente. A taxa de desemprego jovem na Zona Euro situou-se nos 13,9% em julho, menos do que os 14,3% de junho, enquanto na UE situou-se nos 14,4%, menos do que os 14,8% registados no mês anterior.

No total, os 20 países da Zona Euro tinham 2,22 milhões de jovens (menos de 25 anos) desempregados, enquanto na União Europeia este valor era de 2,80 milhões.

De recordar que a . Portugal apresenta assim uma taxa de desemprego abaixo daquela que é a média da Zona Euro e da União Europeia.