Supernegócio nas bebidas: Keurig Dr Pepper paga 15,7 mil milhões pela JDE Peet’s

A norte-americana Keurig Dr Pepper apresentou uma proposta de 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,7 mil milhões de euros ao câmbio atual) para comprar a neerlandesa JDE Peet’s.

A empresa dos EUA propôs-se a pagar 31,85 dólares por ação da JDE Peet’s, o que representa uma valorização de 20% face ao preço de fecho de sessão na sexta-feira, escreve a Bloomberg. Em reação à notícia, as ações da JDE Peet’s deram um salto no início da sessão desta segunda-feira, valorizando 17% para 31,10 euros por ação.

A JDE Peet’s é uma das maiores empresas europeias na área das bebidas, sendo responsável por mais de 50 marcas diferentes nos setores do café e do chá como, por exemplo, a L’OR, Peet’s Cofee e Kenco.

Também segundo o Financial Times, a Keurig Dr Pepper procura com este negócio iniciar uma nova “vida”, com as vendas da empresa a terem estagnado no segundo semestre. Caso o acordo venha a ser aprovado pelas entidades reguladoras, o negócio também pode servir para reorganizar a empresa. A Keurig Dr Pepper nasceu, em 2018, da fusão das duas marcas (a de cafés Keurig e a de bebidas gaseificadas Dr Pepper).

Com a aquisição da JDE Peet’s, o negócio poderia crescer ao ponto de permitir uma separação das marcas, com destaque para o setor do café, que tem estado sob maior pressão da concorrência e também do próprio mercado, com o preço da matéria-prima a subir nos últimos meses.

Esta proposta marca ainda um ponto de viragem na estratégia da Keurig Dr Pepper, que nos últimos anos tem apostado em parcerias mais pequenas, mas estratégicas, para impulsionar o negócio. Por exemplo, no ano passado a empresa investiu mil milhões de dólares para conseguir uma posição de 60% na marca de bebidas energéticas Ghost.