Presidente do BCE alerta sobre riscos da crise política em França

presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, afirmou que os riscos de um colapso governamental em qualquer país da Zona Euro são preocupantes, quando questionada esta segunda-feira sobre a eventual queda do executivo francês.

Em declarações à emissora francesa Radio Classique, Lagarde disse ainda que desde que ocupa o cargo de presidente do Banco Central Europeu (BCE) verifica que a “ocorrência de riscos políticos, têm um impacto claro” na economia e na avaliação dos mercados financeiros.

A presidente do BCE referiu-se à crise política em França na mesma altura o primeiro-ministro francês, François Bayrou, procura a confiança da Assembleia Nacional.

De acordo com a Agência France Presse, o primeiro-ministro de França não vai conseguir o apoio parlamentar necessário e, por isso, pode vir a ser obrigado a apresentar a demissão.

Por outro lado, Christine Lagarde desdramatizou sobre a possibilidade de a França ficar sob a tutela do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Os países solicitam a intervenção do FMI em circunstâncias em que a balança corrente está seriamente deficitária e o país não consegue cumprir com as obrigações: este não é o caso da França”, disse.

Lagarde liderou o FMI entre 2011 e 2019.

François Bayrou declarou no domingo que a “questão em jogo” no voto de confiança no governo a 8 de setembro não é sobre o “destino do primeiro-ministro, mas sobre destino da França”.

O primeiro-ministro francês tomou posse em dezembro do ano passado.