O smartphone é hoje um equipamento de extrema utilidade e, por isso, é normal que se use em todos os momentos. No entanto, enquanto conduz, o telemóvel deve estar simplesmente arrumado ou a servir de aparelho de navegação. Será que pode usar o telemóvel no carro quando estiver parado num semáforo?
Com o ritmo acelerado do dia a dia, muitos condutores aproveitam qualquer paragem para espreitar o telemóvel. Seja para responder a uma mensagem, atender uma chamada ou simplesmente verificar notificações, a tentação é grande, sobretudo quando o carro está parado num semáforo. Mas, afinal, será permitido?
De acordo com o Código da Estrada, é proibido utilizar o telemóvel durante a condução sempre que seja necessário segurá-lo ou manuseá-lo com as mãos. A lei não distingue se o veículo está em movimento ou temporariamente imobilizado em contexto de trânsito, seja num semáforo, num cruzamento ou numa fila de engarrafamento.
O uso de telemóvel só é permitido em alta voz ou mãos livres, desde que o condutor tenha sempre as mãos livres para manobrar.
Quais são as consequências de usar o telemóvel parado num semáforo?
De acordo com uma publicação da Polícia de Segurança Pública, quem for apanhado a usar o telemóvel no carro incorre numa contraordenação grave. As sanções aplicáveis são:
Embora seja comum pensar que “parado não conta”, a verdade é que o uso do telemóvel no semáforo é ilegal, pois parado não é estacionado.