Faruni atua em prol do ambiente

Situada no Parque Industrial da Figueira da Foz, a Faruni tem vindo a implementar uma estratégia ambiental sólida, assente em ações concretas e grandes. A prioridade central da empresa do Grupo Lusiaves passa por minimizar o impacto da atividade industrial nas populações e no meio ambiente. Neste âmbito, investiu recentemente mais de 15 milhões de euros na aquisição de um sistema de aerocondensadores, complementado por prensas e um sistema de lavagem de vapores, bem como na construção de uma segunda ETAR, equipada com um sistema de reutilização de água.

O sistema de aerocondensadores, já instalado, permitirá, com base nos testes realizados, reduzir em cerca de 85% o volume de vapores de água emitidos para a atmosfera, através da sua condensação e transformação em efluente líquido. Este será posteriormente tratado na nova ETAR da Faruni, cuja conclusão está prevista para o final do presente ano, e encaminhado, após o devido tratamento, para a ETAR de S. Pedro, cumprindo integralmente os limites legais de emissão em vigor. «Estamos perante uma mudança tecnológica no processo de eliminação de odores, que deixará de ser feita por oxidação térmica, passando a ser realizada através de aerocondensação», explica a empresa, em comunicado, garantindo que «os testes já realizados com os novos equipamentos, integrando o novo processo de tratamento, confirmaram de forma clara a eficácia na redução dos odores».

Nesse mesmo documento, a Faruni realça que até à entrada em funcionamento da nova ETAR, poderão ainda ocorrer situações pontuais e temporárias de odores, compreendendo o incómodo que estas situações possam causar e está totalmente empenhada em minimizar o seu impacto, «mantendo o cumprimento rigoroso de todas as normas ambientais em vigor».