Certificados de Aforro

Os certificados de aforro são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias. Têm como característica principal o serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos. Os certificados de aforro só podem ser emitidos a favor de particulares e não são transmissíveis exceto em caso de falecimento do titular.

certificados aforro

A emissão de certificados de aforro Série E pode ser efetuada diretamente nos balcões das entidades para o efeito contratadas pelo IGCP, E.P.E., os CTT, nos Espaços Cidadão e online, por acesso ao AforroNet no caso de já ser aderente a este serviço disponibilizado pelo IGCP, E.P.E.

Os Certificados de Aforro têm um mínimo de subscrição de €100,00 e um prazo mínimo de manutenção do investimento de 3 meses, findo o qual poderá ser resgatado ou mantido.

A taxa de juro dos Certificados de Aforro é fixada de forma mensal por aviso do IGCP de acordo com critério estabelecido na lei. A Série E atualmente em vigor foi criada pela Portaria n.º 329-A/2017, de 30 de outubro.

certificados aforro portal

Os juros são pagos de forma trimestral, capitalizáveis no investimento inicial e com juros compostos, quer dizer que no trimestre seguinte o capital e juro será todo tido em conta para efeitos de contabilização de juro do trimestre seguinte.

Como grande aspeto positivo desta forma de investimento ressalta a garantia de capital, assegurado pelo Estado Português.

Notas Positivas:

– Taxa de juro bonificada: quanto mais tempo tiver o investimento melhor será o prémio de juro de permanência.

– Garantia de capital: este investimento tem o capital garantido pelo Estado Português.

– Juro composto: os juros são integrados no nosso capital de forma trimestral e que passam a integrar o capital para a contabilização do juro seguinte.

Notas Negativas:

– Taxa de juro: a taxa de juro, mesmo com o prémio de permanência, é reduzida embora superior aos depósitos a prazo.

. Liquidez: apenas pode levantar o seu investimento 3 meses após a data em que o efetuou.

Saiba tudo sobre os Certificados de Aforro aqui.

DISCLAIMER / IMPORTANTE

Todo o conteúdo presente neste artigo serve apenas para fins informativos e educacionais, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

Conteúdo Relacionado: