Carlos Couceiro é o Empreendedor 50+

«Se a sorte existe, vale aqui 5%, porque os outros 95% são resiliência, trabalho árduo, dores de cabeça e uma excelente equipa na Measindot – Engineering Lda», disse, na tarde de ontem, o homenageado, de 63 anos, que criou a empresa especializada na área da construção metálica, há cerca de uma década, no concelho da Mealhada, num investimento de três milhões euros, valor que tenciona repetir com uma ampliação que levará à obtenção de equipamento de automatização e ao aumento de recursos humanos. O valor do prémio, de cinco mil euros, foi entregue a duas instituições.

A iniciativa Empreendedor 50+ da região Centro, que conta já com seis edições, é promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em parceria com 25 entidades da região, e tem como objetivo valorizar publicamente empreendedores com trajetórias de vida inspiradoras, além de incentivar o espírito empresarial em pessoas com mais de 50 anos.

Fundador de uma empresa que completará dez anos, no próximo dia 9 de novembro, Carlos Couceiro confessou sentir «um orgulho muito grande pela atribuição deste prémio, feita com valor e lisura». «Na minha idade isto é uma grande realização pessoal», considerou.

«Fizemos um investimento de mais de três milhões de euros na criação da empresa, aquisição do espaço (na Zona Industrial da Pedrulha), em apetrechamento e contratação de mão de obra, tendo atualmente 40 colaboradores», referiu, avançando que já adquiriu «mais terrenos ao lado da empresa e que o próximo investimento rondará novamente os três milhões de euros».

«Queremos centralizar todo o processo da empresa aqui», referiu, ao nosso jornal, explicando que, logo no primeiro ano, tenciona contratar «mais 20 colaboradores». «Somos muito procurados por pessoas que querem trabalhar, talvez pelas boas condições que damos», enalteceu, garantindo que o volume de faturação em 2024 foi superior a três milhões de euros, valor já ultrapassado este ano. «Contamos em chegar aos 4,5/5 milhões de euros em 2025», referiu.

O presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Fran­co, afirmou que «Carlos Couceiro muito tem feito pela economia do concelho da Mealhada, enquanto dirigente da ACIBA e enquanto empresário». Também Jorge Brito, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, defendeu que «os 50 anos são cada vez mais uma fase de vida onde há novo ânimo e capacidade empreendedora».

Os candidatos a esta distinção de Empreendedor 50+ da região Centro são indicados pelas entidades parceiras (Associações Empresariais, CIM’s, Parques de Ciência e Tecnologia, IEFP, Portugal Inovação Social e Turismo Centro de Portugal). Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, congratulou «o empresário e empreendedor numa área de tão grande competitividade».

Além do reconhecimento e distinção do Empreendedor 50+, o prémio inclui a atribuição, pela CCDR Centro, de cheques-prenda no valor total de cinco mil euros, destinados a instituições com impacto social e cultural na região Centro. Assim, o Centro de Santo Amaro de Casal Comba da APPACDM de Anadia (entidade indicada pelo Empreendedor 50+) recebeu quatro mil euros, e a Casa dos Pobres de Coimbra (indicada pelo Instituto Pedro Nunes, quem propôs o empresário distinguido nesta edição) recebeu mil euros.|