
A indústria de trefilaria Fapricela, localizada em Ançã, Cantanhede, instalou a maior central solar de autoconsumo em cobertura, construída e licenciada numa única fase. A instalação ocupa uma área de 45 mil metros quadrados – o equivalente a sete campos de futebol – e está entre as maiores da Europa.
A instalação esteve a cargo da Helexia Portugal, multinacional especializada em soluções de transição energética.
A central fotovoltaica é composta por 13.968 painéis solares e uma potência instalada de 6,3 MWp.
A estrutura pemitirá a produção anual de 8,3 GWh de energia limpa, correspondente à não emissão de 3.945 toneladas de CO2.
De acordo com a Helexia, “este impacto ambiental é equivale à plantação de cerca de 101 mil árvores por ano ou ao consumo anual de 1.676 famílias”.
“A inauguração representa um passo importante para a Fapricela e para a indústria nacional, ao demonstrar que é possível conciliar a produção industrial com a geração descentralizada de energia renovável, e também ser um catalisador de maior competitividade” afirma Luís Pinho, diretor geral da Helexia Portugal.
Por seu lado, Pedro Teixeira, CEO da Fapricela, sublinha que “a implementação de uma central fotovoltaica desta natureza e dimensão na nossa unidade industrial constitui uma iniciativa estratégica alinhada com os objetivos de modernização, eficiência e sustentabilidade da empresa. Permite não só a redução dos custos energéticos e da dependência de fontes convencionais, como também assegura o cumprimento das exigências ambientais impostas por clientes e entidades reguladoras”.
“Descarbonizar ao Centro” é tema de conferência no Auditório António Teixeira
Luís Pinho, diretor em Portugal da empresa Helexia, Cláudia Santos, responsável pela área EHS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança) da Tridec, e Paulo Almeida, assessor da administração da Primus Vitória, são oradores da conferência de hoje no AT Business Center, em Ançã.