
Enquanto por cá reinava a calma da noite, nos EUA deu-se um rebuliço relacionado com a Reserva Federal (Fed). O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse na plataforma Truth Social ter despedido “com efeitos imediatos” a governadora da Reserva Federal (Fed) Lisa Cook. Mas não tardou até que a resposta chegasse.
“O Presidente Trump alegou ter-me despedido ‘com justa causa’ quando na realidade não existe qualquer causa prevista na lei e ele não tem autoridade para o fazer”, sublinhou Lisa Cook num comunicado, citado pela imprensa norte-americana.
“Não me vou demitir”, acrescentou a responsável da Fed. Lisa Cook faz parte do Conselho de Governadores da Fed desde 2022, após nomeação do anterior Presidente dos EUA, Joe Biden.
Como justificação para o “despedimento”, Donald Trump cita as alegações de um caso cujos detalhes foram conhecidos na semana passada. O diretor da Agência Federal de Finanças da Habitação dos EUA (FHFA), Bill Pulte, escreveu uma carta à Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, a pedir uma investigação a empréstimos feitos por Lisa Cook. Bill Pulte acusa a governadora Lisa Cook de “falsificar documentos bancários e registos de propriedade para conseguir empréstimos mais favoráveis, cometendo potencialmente uma fraude de acordo com os estatutos criminais”, lê-se na carta, citada pela Bloomberg. A acusação alega que Lisa Cook contraiu, em pouco tempo, dois créditos à habitação, ambos para residências principais.
“O povo americano deve poder ter total confiança na honestidade dos membros responsáveis pelas políticas e gestão da Reserva Federal”, escreveu Trump na carta endereçada a Lisa Cook. “No mínimo, a conduta em causa exibe uma negligência grosseira”, lê-se ainda. O Presidente dos EUA cita o artigo 2.º da Constituição dos EUA para ter feito a comunicação do despedimento.
Já o advogado de Lisa Cook, Abbe Lowell, disse que “o Presidente Trump usou outra vez as redes sociais para ‘despedir com um tweet’ e mais uma vez o seu reflexo para intimidar tem falhas e as suas exigências não têm qualquer base processual ou autoridade legal“.
A vontade de Donald Trump para despedir Lisa Cook está a ser vista como uma tentativa do Presidente americano de nomear mais um governador alinhado com as suas políticas económicas para a Reserva Federal. Isto numa altura em que tanto Trump como outros elementos da sua administração têm pressionado publicamente a Fed a fazer um corte significativo nas taxas de juro de referência.
O atual presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, admitiu recentemente um “ajuste” na política monetária do banco central.