
Os aeroportos portugueses receberam 20,5 milhões de passageiros no segundo trimestre do ano, representando um aumento de 6,6%. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o Aeroporto de Lisboa continua a ser a infraestrutura que mais passageiros recebe, mas o Aeroporto de Faro destacou-se pela maior dependência dos mercados externos.
“No segundo trimestre de 2025, o tráfego aéreo internacional movimentou 16,9 milhões de passageiros (+6,9%), tendo concentrado 82,3% do tráfego total. O peso do movimento internacional ascendeu a 95,1% em Faro, 88,8% em Lisboa e 87,2% no Porto”, lê-se no relatório do INE que analisa a atividade dos transportes.
Contudo, o Aeroporto Gago Coutinho mantém-se na cauda do movimento de passageiros quando analisadas as infraestruturas de Portugal Continental. O Aeroporto de Faro movimentou 3,4 milhões de passageiros entre abril e junho, o que representa uma subida de 8,1% face ao trimestre homólogo, ainda que os dados não comportem o pico do verão.
Lisboa transportou 9,6 milhões de passageiros no trimestre em análise, significando um acréscimo de 4,4%, e o Porto movimentou 4,7 milhões de passageiros, mais 7,6% que igual período do ano passado.
Relativamente ao volume de passageiros movimentados nas ilhas, o aeroporto do Funchal recebeu 1,5 milhões de passageiros, significando um crescimento homólogo de 16,3%, estando em linha com os últimos dados apresentados pelo turismo. Já o aeroporto de Ponta Delgada recebeu mais de 808 mil passageiros, num acréscimo de 4,8%.
O gabinete estatístico mostra que junho foi o mês em que se registou o maior desembarque médio de passageiros nos aeroportos nacionais, com uma média de 118,8 mil passageiros, significando um crescimento de 5,2%.