
J.D. Vance revelou que o fim da guerra na Ucrânia está dependende de duas grandes questões: as garantias de segurança dadas aos ucranianos; e a questão da cedência de territórios. O vice-presidente dos EUA, numa entrevista à Fox News, explicou que a Rússia afinal também pretende territórios que atualmente não estão no seu controlo militar.
“Existem duas grandes questões pendentes e se por um lado são muito simples, por outro são muito complexas”, começou por dizer. “A número um é que a Ucrânia quer garantir que não volta a ser invadida pela Rússia. Quer saber que tem integridade territorial a longo prazo. Os russos querem algumas partes do território [ucraniano], a maior parte eles já ocupam, mas uma parte que não têm ainda“, adiantou.
Para J.D. Vance, a prioridade dos EUA continua a ser a necessidade de sentar à mesma mesa os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. “É aqui que está o sumo da negociação“.
O vice-presidente dos EUA confirmou que tem falado com Vladimir Putin ao telefone várias vezes e descreveu-o como mais “brando” do que se poderia pensar.
As declarações de J.D. Vance surgem numa altura em que os EUA, a Ucrânia e vários países da União Europeia estão a preparar um pacote de garantias de segurança territorial que permita chegar a um acordo de cessar fogo.