
Da azeitona nasce o azeite, obrigatório em qualquer mesa portuguesa. Mas o caroço pouca utilidade teria. Até agora. Isto porque passou a ser o ingrediente fundamental de um novo produto de limpeza.
Um fruto pródigo da tecnologia e de uma aliança entre uma marca de referência, Oliveira da Serra, e uma empresa inovadora, a EcoX, de Coimbra. O resultado é o Creme de Limpeza Oliva EcoX, um produto 100% natural que promove a economia circular.
Trata-se de um «produto “upcycling” único no mercado», referem os parceiros do projeto, em comunicado, salientando que através da «tecnologia inovadora da EcoX – projeto singular a nível mundial que produz detergentes a partir do óleo alimentar usado – e do poder abrasivo do caroço de azeitona» foi possível criar este novo creme de limpeza.
Um produto que valoriza o caroço da azeitona, num registo em que “nada se perde e tudo se transforma”, e que permite «substituir os microplásticos» que habitualmente são utilizados nos produtos de limpeza.
«Esta parceria é um exemplo perfeito de como a inovação pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade. Partindo de dois resíduos, o óleo alimentar usado e o caroço da azeitona, desenvolvemos um produto útil, ecológico e acessível ao consumidor», afirma César Figueiredo, CEO e fundador da EcoX, citado no comunicado.
«A colaboração com a EcoX permite-nos explorar uma nova forma de aproveitamento do caroço de azeitona, através de uma abordagem inovadora e responsável. Já valorizámos este subproduto noutros contextos e, agora, conseguimos dar-lhe uma utilização que chega diretamente ao consumidor, com impacto prático no seu dia a dia», afirma Ana Schedel, senior band manager da Oliveira da Serra.
A responsável enaltece, ainda, a «relação de confiança» e a «vontade comum» dos dois parceiros em «fazer mais com os recursos que já temos».