Trump nomeia novo responsável pelos dados laborais

O Presidente dos EUA, Donald Trump, nomeou o economista-chefe da conservadora Heritage Foundation, E.J. Antoni, para liderar o Gabinete de Estatísticas Laborais, depois de ter afastado a sua antecessora devido aos fracos números do emprego do mês passado e às fortes revisões em baixa dos meses anteriores.    

“A nossa economia está a acelerar e E.J. vai assegurar que os números divulgados serão honestos e corretos”, escreveu Trump na sua rede social, a Truth Social. Antoni tem sido crítico da forma como o gabinete tem recolhido e tratado os dados laborais dos EUA.   

Antoni, que ainda terá de ser confirmado pelo Senado, vai suceder a Erika McEntarfer, que Trump despediu a 1 de agosto depois de um relatório que mostrou uma fraca criação de emprego em julho e novas leituras em  baixa acentuada em maio e junho. Trump acusou a responsável de manipular os números para fins políticos, notando que foi nomeada pelo seu antecessor, Joe Biden.

Os fortes números do emprego, que indicam uma economia robusta, eram um dos argumentos da Reserva Federal (Fed) para não cortar as taxas de juro, como Trump tem pedido insistentemente nos últimos meses. As revisões em baixa dos números laborais fizeram com que as hipóteses de um corte em setembro tivessem subido de forma substancial.