
O Café Santa Cruz escreveu ontem mais uma página da sua história, desta vez em conjunto com nove outros estabelecimentos da Baixa de Coimbra e com a Câmara Municipal. O lançamento de “Cafés da Baixa com História”, um roteiro turístico que procura incentivar visitantes da cidade a conhecer os espaços mais emblemáticos, neste caso, da Baixa, foi apresentado para um público misto, turistas e locais, mas foi recebido com igual emoção.
Briosa, Montanha, A Brasileira, Oásis, Nicola, Central, Flórida, Sofia, Sírius e Santa Cruz, são estes os 10 cafés que integram a lista, por esta ordem, de “históricos” na cidade. Para quem vive diariamente em Coimbra são nomes já conhecidos, para quem vem visitar, podem mesmo vir a ser as próximas paragens para conhecer a história de cada um e a sua ligação a Coimbra.
Em promoção de um «olhar diferente para a Baixa», este roteiro posiciona-se como um apoio aos planos já existentes e não um substituto. «Este roteiro é mais um dos vários roteiros que temos desenvolvido. É um trabalho conjunto com os especialistas que estudam o património material e o imaterial da cidade» explica Filomena Dias, chefe de divisão do turismo da Câmara Municipal de Coimbra.