
Na análise desta semana feita ao cabaz de produtos alimentares essenciais, a DECO PROteste conclui que a instabilidade do cabaz alimentar continua, tendo sofrido um aumento de preços.
Dados indicam que o cabaz essencial de 63 produtos custa esta semana 242,45 euros, mais 2,07 euros que na semana anterior.
A pescada fresca está entre os produtos cujo preço mais aumentou na última semana, e atingiu o valor mais elevado desde junho deste ano, altura em que chegou a custar 11,99 euros por quilo.
Depois de várias semanas consecutivas a variar entre os 9 e os 11 euros por quilo, esta semana o preço da pescada sofreu uma subida de 1,46 euros por quilo (mais 14%), para 11,81 euros por quilo.
Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.
O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre outros.