Carlos Couceiro é Empreendedor 50+ da região Centro em 2025

O empresário Carlos Couceiro vai ser distinguido hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) como Empreendedor 50+ da região Centro em 2025. A cerimónia realiza-se a partir das 16h00, nas instalações da empresa Measindot – Engineering Lda, na Mealhada, de que Carlos Couceiro é proprietário.
Já com seis edições, a iniciativa Empreendedor 50+ da região Centro, promovida pela CCDR Centro em parceria com 25 entidades da região, tem como objetivo «valorizar publicamente empreendedores com trajetórias de vida inspiradoras, além de incentivar o espírito empresarial em pessoas com mais de 50 anos».
«Sendo a região Centro uma região envelhecida e a envelhecer rapidamente, importa criar condições para que cada vez mais pessoas se mantenham ativas por mais tempo, prolonguem ou alterem as suas carreiras profissionais e se envolvam na transmissão e partilha de conhecimentos, dando assim um valioso contributo para a economia e para a sociedade. Com esta iniciativa, a CCDR Centro vai ao encontro desse desígnio regional e contribui para o combate ao idadismo», refere aquela entidade, com sede em Coimbra.
Em comunicado ontem divulgado, a CCDR Centro esclarece que os candidatos a esta distinção são indicados pelas entidades parceiras (associações empresariais, comunidades intermunicipais, parques de ciência e tecnologia, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal Inovação Social e Turismo Centro de Portugal), sendo as candidaturas analisadas por um júri constituído por representantes de entidades relacionadas com o emprego, o empreendedorismo e o envelhecimento ativo e saudável.
Ao reconhecer e distinguir o Empreendedor 50+, o prémio instituído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro inclui a atribuição de cheques-
-prenda no valor total de 5.000 mil euros, para instituições com impacto social e cultural na região Centro, sendo este ano beneficiados o Centro de Santo Amaro da APPACDM de Anadia (indicado pelo Empreendedor 50+), que receberá 4.000 euros, e a Casa dos Pobres de Coimbra (indicada pelo IPN – Instituto Pedro Nunes, entidade que propôs o empresário distinguido nesta edição), que receberá 1.000 euros. Estas entidades sociais estarão presentes na cerimónia, que tem início às 16h00 e encerra às 17h00 com a intervenção de Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro.