
O grupo EDP está no mercado para uma nova emissão de dívida verde (green bonds), avança a Bloomberg. A empresa de energia deverá emitir obrigações com um prazo de seis anos e, na abertura dos livros de ordens, o prémio está nos 120 pontos base face ao “mid swap” do euro com este prazo, atualmente nos 2,41 pontos. Ou seja, a emissão de dívida aponta para um pagamento de juros na ordem dos 3,6%.
Segundo a agência de notícias financeiras, que cita uma pessoa próxima da operação e que pediu para não ser identificada, a emissão de dívida está a ser preparada pela unidade EDP Serviços Financeiros de Espanha.
A nova emissão de dívida que estará a ser preparada pelo grupo português acontece pouco tempo depois da mais recente emissão obrigacionista: aconteceu em maio, na qual o grupo emitiu 750 milhões em nova dívida verde com juro de 4,625%. Nesta emissão em particular, o prazo em questão era 30 anos.
Os green bonds são uma tipologia de obrigação na qual a empresa que capta o financiamento está obrigada a usar o dinheiro em projetos com fins ambientais positivos, como são casos os projetos de energias renováveis nos quais o grupo tem apostado.
As ações da EDP Renováveis negoceia nesta altura com ganhos de 1,93% e as da EDP seguem a valorizar 1,33%. As subidas registadas pelas duas cotadas impulsionaram a bolsa de Lisboa no arranque da sessão desta quarta-feira.